Dra Shirlei Devesa
A Nova Face da Odontologia

Bichectomia

Bichectomia

Bichectomia é um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais fino e sexy. Muitas mulheres têm recorrido à bichectomia nos últimos tempos para eliminar o aspecto infantilizado que a presença das bochechas proporciona e assim ficarem mais belas.

Vou falar aqui abertamente como o procedimento de bichectomia funciona e quais as suas reais consequências.

Bichectomia: Cirurgia responsável pelo afinamento dos rostos!

O nome dado a cirurgia de bichectomia diz respeito a uma gordura localizada na face entre o músculo masseter e o músculo bucinadorque possui o formato piramidal, cujo tamanho varia conforme a idade da pessoa, embora seja maior nas crianças e passa a ser menor a partir do momento em que vai ocorrendo o envelhecimento.

Essa bola de gordura é extensa e percorre toda a face se estendendo muitas vezes até a região do osso frontal, porém somente a porção bucal da bola de bichat é removida durante a cirurgia de bichectomia.

A bola ou gordura de Bichat foi descoberta em 1802, pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat, por isso o curioso nome de Bichectomia. A maioria das pessoas procuram o procedimento por razões estéticas, porém a maior das indicações da cirurgia de bichectomia é funcional e terapêutica, pois grande parte dessas pessoas sofrem por mordiscarem o lado interno das suas bochechas, provendo lesões muitas vezes sérias.

A incisão é intraoral e o procedimento tem uma duração média de aproximadamente 50 minutos, mas como toda operação é importante que se conheça os seus detalhes e cuidados necessários para que o resultado seja aquele tão sonhado.

Bichectomia
Bichectomia

Como é feita a Bichectomia?

A cirugia de Bichectomia nada mais é que a remoção da porção bucal das bolas de bichat, realizada por uma incisão intra oral de aproximadamente 1 a 2 cm bilateral, realizado sob anestesia local, a mesma que o paciente toma quando vai realizar procedimentos puramente dentários.

Inicialmente era indicada para quem tinha problemas de mordiscamento frequente da bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal. Com a intervenção cirúrgica resolvia-se a questão e evitava o posterior aparecimento de um câncer. Entretanto, o interesse aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram os rostos finos como símbolos de charme e sedução.

Desse modo, famosas como Kim Kardashian, Angelina Jolie e o humorista Rodrigo Sant’Anna ajudaram a popularizar a Bichectomia. Vale lembrar que o procedimento “caiu de paraquedas” para quem sofria bullying na infância e recebia apelidos clássicos como o de “Fofão”.

De todo modo, a Bichectomia tem o propósito de devolver a autoestima e o bem-estar para a vida do paciente.

Quem pode fazer o procedimento de Bichectomia?

A princípio todo o indivíduo que possuem essa região da bochecha avantajada e se incomoda com isso estando em condições normais de saúde pode se submeter ao procedimento, porém vários cuidados devem ser observados pelo profissional que vai conduzir a cirurgia.

Uma boa anamnese é necessária para que se tenha todo o histórico médico odontológico e hospitalar do paciente afim de que não haja surpresas durante o procedimento operatório. Embora a cirugia de bichectomia seja um procedimento cirúrgico de baixa complexidade ela não deixa de ser uma cirurgia e requer como tal, todos os cuidados de uma cirurgia.

Os exames pré-operatórios são de extrema importância para que tanto o paciente como o profissional tenham segurança de que tudo ocorrerá bem.

Quais são os exames necessários antes da cirurgia de Bichectomia?

Os exames básicos necessários no pré-operatório da cirurgia de bichectomia são:

  • Hemograma completo
  • Coagulograma
  • Ressonância Magnética da Face

Porém cabe ao profissional avaliar o paciente e solicitar o que mais ele achar necessário mediante a anamnese durante a primeira consulta

É impossível realizar consulta de qualquer cirurgia, inclusive a de bichectomia por e-mail, whatsapp e tantos outros aplicativos.

Bichectomia
Bichectomia

Bichectomia: Transformação facial

O principal resultado da bichectomia é o afinamento da face, destacando assim as maçãs do rosto e o seu contorno. A famosa buchecha de Kiko some em vai desaparecendo em até 1 mês após a cirurgia, tendo a bichectomia seu resultado total após 180 dias de realizado o procedimento. Nesse período, as modificações começam a ficar extremamente visíveis, tendo seu início no vigésimo dia.

Os Riscos da cirurgia de Bicectomia:

Dentre os riscos da cirurgia estão os sangramentos (hemorragia bucal), assimetria facial, lesão de nervos faciais, lesão do ducto salivar e rompimento de algum vaso. Várias estruturas anatômicas passam muito próximo da região a ser operada, por isso se faz necessário o amplo conhecimento do profissional que irá operar bem como todos os exames complementares para um correto diagnóstico.

Preços e Onde Fazer

O valor médio da cirurgia de Bichectomia fica entre R$ 3.550,00 e R$ 10 mil. Além de escolher um bom profissional é importante verificar com ele quais são as despesas que precisará pagar. Os procedimentos na sua maioria são feitos no consultório sob anestesia local, podendo em alguns casos necessitar de internação e centro cirúrgico.

Pós Operatório e Cuidados

Ainda que a cirurgia de Bichectomia seja considerada um procedimento rápido e simples é importante que o paciente observe alguns cuidados básicos para que possa garantir a sua recuperação e perceber o quanto antes os resultados da cirurgia.

  • Evitar grandes esforços como atividades físicas, práticas esportivas e academia;
  • Não tomar sol durante o período de 15 dias;
  • Tomar a medicação corretamente prescrita;
  • Aplicar bastante gelo para evitar qualquer tipo de inchaço;
  • Fisioterapia de contraste e drenagem linfática conforme orientação do profissional
  • Evitar a ingestão de alimentos muito duros pelo período mínimo de 72 horas e dar preferência a alimentos gelados para agilizar a recuperação;
  • Usar a faixa compressiva por 72 horas;
  • Não consumir alimentos cítricos nas primeiras 48 horas;

E, por fim, não custa lembrar que o procedimento é irreversível, ou seja, a remoção da gordura é definitiva. Portanto é necessário que o paciente tenha certeza de que quer fazer a cirurgia e que tem indicação para tal. Quanto aos resultados, estes começam a aparecer após três semanas e a recuperação total é realizada com seis meses de realização cirúrgica.

Bichectomia
Bichectomia
Bichectomia