Dra Shirlei Devesa
A Nova Face da Odontologia

Bioplastia Facial

harmonização orofacial

O que é Bioplastia Facial?

Por definição é uma plástica sem cortes, realizada através de implantes de materiais biocompatíveis em planos anatômicos profundos por processos minimamente invasivos.

As substâncias comumente usadas são o ácido hialurônico e o PMMA (polimetilmetacrilato).

O ácido hialurônico é largamente utilizado e produz excelentes resultados, sendo uma substância naturalmente presente no organismo humano, portanto, com pequeno potencial de rejeição. Sua duração é temporária, variando de 12 à 18 meses, portanto com resultados reversíveis

O PMMA consiste em microesferas com tamanho de 50 microns, portanto maiores que um macrófago, o que não possibilita a fagocitose, tornando-o, portanto, um procedimento definitivo. Em outras palavras, essas microesferas se mantêm no local indicado, não migram nem são absorvíveis pelo organismo.

Por meio desses materiais preenchedores é possível aumentar o volume na região malar (maçã do rosto), na região do mento (queixo), na linha da mandíbula, elevar a ponta do nariz e em outros grupos musculares que foram perdendo volume (hipotrofiando) com o passar dos anos.

Quais os locais indicados para realizar bioplastia?

Através da bioplastia facial é possível preencher depressões naturais da face como os sulcos nasogenianos (bigode chinês), o sulco Labiomentoniano (sorriso de marionete), recuperar o contorno facial que foi sofrendo o processo natural de envelhecimento, e dar destaque aos melhores ângulos da face e pode ainda delinear o rosto na parte da mandíbula, aprimorando a definição e diminuindo a flacidez da face

Bioplastia do Malar: Na maçã do rosto, a bioplastia melhora a região malar, além do volume recuperado, ocorre também o efeito "blush" devido ao jogo de luz e sombra.

Bioplastia Lábios: Neste procedimento o paciente tem a oportunidade de aumentar o volume dos lábios e dar a eles melhor contorno. O “arco cupido”, por exemplo, pode ser definido.

Bioplastia Nariz: Permite elevar, afinar ou projetar a ponta nasal, diminuir sua base e melhorar o dorso nasal, o que vai depender de cada paciente. Lembrando que, por ser o nariz o ponto de equilíbrio da face, este é um dos procedimentos mais procurados em nosso consultório.

Bioplastia do Mento (Queixo): Trabalha a forma, o tamanho e o comprimento do mento, deixando o rosto em maior harmonia.

Bioplastia na Linha da Mandíbula: A linha da mandíbula é uma das características mais influentes em todo o conjunto facial. Com a bioplastia, pode-se realçar o contorno que faz a linha de divisão entre o rosto e pescoço. Neste procedimento, é possível corrigir algumas características específicas, como as "bolsinhas de gordura" que se acumulam ao lado do queixo (bolsas de buldog). Por meio da bioplastia desta região, o paciente ainda terá uma diminuição da flacidez tissular, com um resultado semelhante a um lifting, principalmente quando realizado em conjunto com a maçã do rosto.

Bioplastia em Lipodistrofia: Devido ao uso de drogas retrovirais, utilizadas no tratamento de portadores do vírus HIV, ocorre a perda muscular em regiões como a face. O volume perdido pelos soropositivos pode ser preenchido pela bioplastia.

A bioplastia facial pretende harmonizar os traços que compõe um rosto.

bioplastia facial
bioplastia facial

Quais as principais diferenças entre a Bioplastia e a Cirurgia Plástica ou Liffiting Facial ?

O grande diferencial se deve ao fato do procedimento ser realizado sem cortes ou sedação, com o mínimo de sangramento e realizado em menor tempo. É concretizado no próprio consultório e com menor custo quando comparada às cirurgias plásticas. A participação do paciente ocorre durante todo o procedimento, pois o mesmo pode acompanhar através de um espelho, permitindo a ele opinar quanto aos resultados.

IMPORTANTE:

O paciente precisa passar em uma avaliação com o profissional selecionado para que possa ser feito todo o processo de anamnese, fotos e estudos sobre o novo contorno facial, bem como os materiais indicados para o caso. Lembrando, que cada paciente é um ser único e que vai depender do tipo de face, pele, profundidade dos sulcos para que possa ser estabelecido um diagnóstico e instaurado o melhor tratamento para o caso. É neste momento também que o profissional fará as recomendações Pré e Pós Operatórias.

By: Dra. Shirlei Devesa