Dra Shirlei Devesa
A Nova Face da Odontologia

Oque é Botox?

botox

A proteína botulínica é uma substância famosa por ser utilizada com sucesso na correção de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando realizamos movimentos mímicos. O nome comercial BOTOX é o mais comum, pois foi a primeira proteína botulínica produzida pela Allergan. Hoje no Brasil existem outras marcas comerciais como Dysport, Prosigne, Xeomin, Botulift, tão eficazes quanto o BOTOX.

Um pouco sobre o Botox

A Proteína Botulínica (botox) é uma substância proteica que tem origem biológica e apresenta uma propriedade paralisante. Dentre todos os tipos produzidos, o sorotipo A da Proteína Botulínica é, cientificamente comprovado, o mais eficaz e potente; que faz com que os efeitos perdurem por mais tempo, por isso é o mais utilizado.

Em que regiões a toxina botulínica pode ser aplicada?

No 1/3 superior da face para a eliminação de rugas: aplica-se na região da testa, glabela (entre os supercílios), em cima das sobrancelhas (sobre os músculos corrugadores) e na região peri-orbitária ("pés de galinha"); no 1/3 médio da face, acima das “asas” do nariz (para correção do “sorriso gengival”); no 1/3 inferior pode ser aplicada no mento (queixo) e abaixo das comissuras labiais. Pode e deve ser aplicada no músculo masséter e feixe anterior do músculo temporal para atenuar o bruxismo e o apertamento dental.

botox
botox

Como são realizadas as aplicações de proteína botulínica para tratamento de rugas?

Inicialmente analisa-se criteriosamente a face do paciente para determinação e marcação com lápis dermatográfico dos pontos que receberão o Botox. Em seguida, injeta-se o Botox reconstituído em soro fisiológico estéril sob a pele com agulhas finíssimas, semelhantes as de insulina.

As aplicações são doloridas?

Em hipótese alguma! Como as agulhas utilizadas são extremamente finas (iguais as de insulina), não ocorre dor, apenas um ligeiro incômodo, e a maioria dos pacientes relata que a “picadinha” é absolutamente suportável, sendo que alguns nem manifestam dor. Para as pessoas mais sensíveis, pode-se lançar mão de um creme anestésico tópico, que deve ser aplicado de 30 a 60 minutos antes.

Após quanto tempo começam a aparecer os efeitos estéticos e terapêuticos da proteína botulínica?

O efeito começa a ser percebido entre 48 e 72 horas após as aplicações, e tem o pico máximo após 15 dias, quando estabiliza. Sempre é recomendável que o paciente tenha um retorno agendado após 15 dias da primeira aplicação para verificação dos resultados estéticos.

Quanto tempo dura o efeito da proteína botulínica?

O efeito do tratamento varia de pessoa para pessoa, e numa mesma pessoa em relação ao músculo paralisado. Em músculos potentes e com muita atividade a durabilidade do efeito é menor. Em média podemos afirmar que sua duração varia entre 4 a 6 meses. O intervalo para uma nova aplicação deve ser de no mínimo 4 meses entre uma aplicação e outra, para que o paciente não sofra com o ¨efeito vacina¨, ou seja para que não haja resistência frente a proteína e ela pare de agir. A continuidade do tratamento ao longo dos anos, respeitando o tempo de intervalo entre as aplicações, faz com que a duração do efeito seja maior.

botox

A exposição ao sol atrapalha?

Não há evidências de que os raios solares interfiram no tratamento com a proteína botulínica. No entanto, lembre-se de que o sol é um dos responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, e devemos evita-lo ao máximo sem a devida proteção.

Em quais casos a Proteína botulínica está contra-indicada?

A aplicação de proteína botulínica está contra-indicada em pacientes gestantes e que estejam em fase de amamentação. Outra contra-indicação importante é nos casos de portadores de doenças que afetam os músculos como, por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica.

A proteína botulínica provoca algum efeito colateral?

A proteína botulínica é segura e eficaz, porém após as aplicações podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça, náusea, diplopia, xerostomia (diminuição das secreções tanto lacrimal como a salivar), pequenos hematomas e ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior). Não se conhecem reações alérgicas as toxinas, porém não devem ser aplicadas em pacientes alérgicos à albumina (proteína do ovo), pois ela está presente na composição da maioria das marcas comerciais de toxina.